terça-feira, 17 de junho de 2008

Matéria da Record News

No dia 03 de junho, a Record News exibiu uma entrevista com Soraia Tandel, diretora do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo, e Fabiana, uma brasileira cujo processo de residência permanente para o Canadá está em andamento.

Mais uma vez, a Record forneceu informações de qualidade sobre o processo. Apesar destas já serem nossas velhas conhecidas, posto aqui os links para quem quiser assistir ao programa.

Parte 1
Parte 2

Bises, B.

sábado, 7 de junho de 2008

Série Montréal: Parte 3 - Jornais gratuitos

Confesso que aqui no Brasil nunca tive o hábito diário de ler jornais de papel. O nosso jornal local não é lá aquela coisa (pra não dizer menos), apesar de ser barato, e uma assinatura mensal de um jornal nacional de qualidade não custa pouco. Tendo isso em vista, sempre li jornais de papel somente aos domingos e, durante a semana, os acessava na Internet. Mas, quando fomos pra Montréal, descobri que é possível ter acesso a jornais impressos de qualidade e gratuitos, diários e semanais. Vou falar sobre seis jornais gratuitos que líamos em Montréal.

Métro - distribuído gratuitamente em todas as grandes metrópoles do mundo, c'est "le quotidien le plus branché sur le monde". É um jornal diário, publicado em 19 línguas. Em Montréal, o encontramos em francês, bien sûr, logo na entrada das estações de metrô. Na Internet, podemos lê-lo online, baixá-lo em formato pdf ou imprimi-lo.


24 Heures - também distribuído gratuita e diariamente, o 24 Heures não tem alcance mundial, mas é um forte concorrente do Métro em Montréal e pode ser encontrado em várias cidades canadenses: Vancouver, Edmonton, Toronto, Ottawa e Montréal. Nas três primeiras cidades, o jornal é editado em inglês e em Ottawa e Montréal, em francês. Eu gostava muito desse jornal e, por isso, até trouxe para o Brasil algumas edições para guardar como lembrança. Lembro-me de que eu sempre tinha um marca-texto na bolsa para grifar as palavras desconhecidas em francês que eu encontrava no 24 Heures. Esse foi um jeito muito frutífero de expandir o vocabulário que eu detinha à época.

Hour - La référence culturelle anglophone à Montréal, o jornal é distribuído semanalmente (podemos encontrá-lo nos saguões de entrada de algumas estações de metrô de Montréal às quintas-feiras) e traz reportagens sobre música, filmes, shows, artes visuais, livros e alimentação, além de notícias, classificados e ofertas de emprego. São 60.000 cópias distribuídas gratuitamente a cada semana em Montréal. Seus leitores podem se tornar membros, receber newsletters do jornal por e-mail e participar de diversos concursos realizados pelo Hour (os leitores podem escrever artigos sobre eventos culturais da cidade e acumular pontos para ganhar ingressos ou entradas para vários eventos. Se os artigos forem de boa qualidade, podem até ser publicados no jornal).

ICI Montréal - o jornal também tem distribuição semanal nos metrôs (às quintas-feiras) e oferece notícias e reportagens em francês sobre cinema, celebridades, filmes, música, televisão, mídias, livros, artes, shows e eventos culturais em Montréal. O ICI também realiza concursos e pode ser encontrado online. Nesta semana (05 a 11 de junho), Spécial été.


Voir - versão em francês do Hour e distribuído semanalmente em Montréal, Québec, Gatineau, Ottawa, Mauricie, Estrie, Saguenay e Alma, o Voir traz artigos sobre música, cinema, sociedade, eventos, artes visuais, livros, restaurantes, moda etc. Realiza concursos e oferece diversas vantagens aos leitores que se tornam membros. Pode ser encontrado nas estações de metrô às quintas-feiras.


MIRROR - distribuído semanalmente às quintas-feiras e editado em inglês, o MIRROR é um jornal irreverente sobre cultura (notícias, música, filmes, vídeo-game, artes, livros, teatro, restaurantes, eventos, classificados etc) que pode ser encontrado em algumas estações de metrô em Montréal ou online.

Nós adorávamos todos esses jornais semanais e sempre ficávamos ansiosos pela quinta-feira para os pegarmos na estação Angrignon, perto de onde morávamos. Tenho guardados vários recortes de todos eles, alguns muito engraçados ou interessantes (depois vou fotografar alguns para postar aqui).

Foto dos suportes em que os jornais são disponibilizados nos metrôs (nesta foto, estação Angrignon).


Foto que o Wal tirou por causa da irreverente capa do MIRROR.

À la prochaine... B.