segunda-feira, 14 de abril de 2008

A espera continua... e série Montréal


Depois de uma semana de muuito trabalho, hoje consegui reservar um tempo para postar aqui...

Bom, as notícias são as mesmas: continuamos aguardando a confirmação de recebimento do nosso dossiê por parte do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo. Na verdade, até tivemos uma notícia... um colega da comunidade Quero ir pra Québec nos informou que, na ocasião de sua entrevista, conversou com a secretária do escritório. Ela disse que as atividades por lá estão atrasadas devido à mudança de Buenos Aires para São Paulo e que muitos dossiês ainda nem foram abertos... ou seja, é bem provável que ainda nem tenham analisado os nossos documentos...

Depois de várias semanas de ansiedade, chegamos à fase da espera (relativamente) tranqüila. Temos procurado nos concentrar no trabalho, nas atividades diárias e aproveitar nossos momentos com as pessoas queridas (nós já pudemos saber o que é sentir saudades dessas pessoas... um tipo de saudade que nós não havíamos experimentado antes de passarmos 8 meses em Montréal).

Aproveitando o ensejo, vamos inaugurar no blog uma série de relatos e dicas oriundas da experiência que tivemos em Montréal durante o tempo em que vivemos lá. Nosso objetivo é compartilhar com nossos vistantes a visão que temos da vida em Montréal e, também, tentar ajudar as pessoas que vão emigrar, seja dando dicas, seja criando a oportunidade de discutirmos sobre diversos assuntos que concernem a emigração e o processo de adaptação à sociedade canadense.

Antes, é importante dizer que não fomos para o Québec em 2005 com data determinada para voltar ao Brasil... nós fomos com a real intenção de emigrar. Apesar de termos ido a Montréal com visto de estudantes, nossos planos eram iniciar o processo de residência estando no Canadá. Por isso, fizemos tudo o que todo emigrante faz antes de partir: interrompemos estudos, deixamos o emprego, vendemos nossas coisas e partimos sem data para voltar.

Mas, quando estávamos lá, vimos que seria melhor voltarmos ao Brasil por vários motivos: eu precisava concluir minha graduação e o Wal, iniciar a dele, e começar ou continuar uma faculdade lá representaria custos altíssimos (já que teríamos que fazer matrícula como estudantes estrangeiros); o tempo de processo do pedido de residência seria mais longo, se feito no Canadá; e nós não tínhamos $condições$ de manter um visto válido durante o tempo em que o pedido de residência seria processado (segundo orientação do advogado que consultamos em Montréal, os demandantes da residência devem manter visto válido até o fim do processo e, depois, sair do Canadá para realizar entrada no país como imigrantes).

Portanto, quando voltamos para o Brasil em fevereiro de 2006, tivemos que "recomeçar do zero": retomar os estudos, correr atrás de emprego, mobiliar novamente a casa etc. (nossa família e nossos amigos foram de grande ajuda e importância nessa fase!). Essa foi uma experiência que nos ensinou muito e nos mostrou que não devemos colocar em gavetas sucessos e fracassos, mas que devemos, sim, estar sempre dispostos a recomeçar, e que isso nos fortalece e reafirma nossos sonhos.

Abraços, B.

Ah! Aos que estão esperando como nós... assim que tivermos notícias do escritório, postamos aqui!


Um comentário:

Aninha & Lior disse...

Olá Babi e Wal,

Puxa...que legal vcs já terem morado lá.
Pois é, fomos pra lá em janeiro fazer um curso de francês lá, e as nossas impressões foram as melhores possíveis...Aí é que decidimos mesmo ir...
Bom, a gente queria avisar vocês que enviamos um e-mail pelo site deles perguntando se por acaso eles tinham recebido a documentação (dissemos que estávamos achando que o pacote poderia ter sido extraviado...), aí recebemos um email dizendo que eles receberam sim, mas que era para aguardarmos o contato deles.
Ou seja, fiquem tranquilos tbm...
Pelo jeito vamos fazer parte do mesmo "pacote" de entrevistas...

Muito bom conhecer vcs...

Abraços,

Aninha e Lior