


Mas não é financeiramente viável pagar passagem a cada vez que se tem a necessidade de usar o transporte público. Sai muito mais em conta comprar o passe do mês (CAM mensuelle), que dá direito a deslocamentos ilimitados durante o mês de sua vigência. Quando morávamos em Montréal, o passe do mês custava $60 CAD. Hoje, custa $66,25 CAD. De qualquer forma, vale a pena! Além do passe do mês, existe o passe da semana, a tira de 6 passes e o passe turístico. Para quase todas as modalidades, existe a tarifa reduzida:
- As crianças de 5 anos ou menos acompanhadas de um adulto não pagam passagem.
- As crianças com idade entre 6 e 11 anos viajam com tarifa reduzida.
- Os alunos com idade entre 12 e 18 anos podem viajar com tarifa reduzida sob apresentação da Carte d'accès au tarif réduit.
- Os estudantes de 18 a 25 anos que moram em Montréal podem viajar com tarifa reduzida para o passe do mês sob apresentação da Carte Privilège.
- As pessoas com 65 anos ou mais podem viajar com tarifa reduzida sob apresentação da Carte d'accès au tarif réduit.
![]() | La Carte d'accès au tarif réduit, jusqu'à 18 ans |
![]() | La Carte Privilège, étudiants de 18 à 25 ans |
![]() | La Carte d'or, à partir de 65 ans |
O que mais nos impressionou sobre o sistema de transporte de Montréal foi a pontualidade dos ônibus e metrôs. Não dá pra sentir falta de carro quando se tem um sistema público de transporte que funcione tão bem! Para cada linha de ônibus existe um folheto (Planibus) com os horários de chegada e partida para todos os pontos e direções. Esse folheto geralmente fica disponível dentro de cada ônibus e na estação de metrô BERRI-UQAM. A STM também os disponibiliza online em formato pdf.
Planibus des lignes de jour
Planibus des lignes de nuit

Em várias estações de metrô em Montréal existem trabalhos de artistas que as decoram. São trabalhos muito bonitos que tornam os deslocamentos mais agradáveis... Seguem algumas fotos de "L'art dans le métro":









Link de acesso ao mapa dos "trains de banlieue".
B.
Um comentário:
Muito legal o post. Bastante "didático" e informativo. Abraços
Postar um comentário