terça-feira, 20 de maio de 2008

Série Montréal: Parte 2 - STM (cadê o cobrador?)

Em Montréal, o sistema de transporte é de responsabilidade da STM (Société de Transport de Montréal), que realiza 364 milhões de deslocamentos por ano ou 1,3 milhões por dia de semana (85% dos deslocamentos em transporte público do Québec). São 68 estações de metrô, 169 linhas de ônibus diurnas e 20 linhas de ônibus noturnas.

Mapa do metrô de Montréal

A passagem individual custa $2,75 CAD (aumentou desde que voltamos para o Brasil...) e dá direito ao deslocamento completo (ônibus - metrô - ônibus). Funciona assim: quando o passageiro paga a passagem de ônibus, ele recebe um papel que garante sua entrada no metrô. No metrô, ele insere esse papel na catraca para liberá-la e, em seguida, pega outro papel (la correspondance) que deve ser entregue ao motorista do próximo ônibus que ele for pegar. Na "correspondance" vem impresso o horário limite para que o passageiro pegue o próximo ônibus sem ter que pagar uma nova passagem (se eu me lembro bem, o tempo limite é de 1h15).

Assim que se entra no ônibus, logo se vê que as coisas são diferentes no Canadá... não existe cobrador! Então a responsabilidade por levar o dinheiro trocado no valor da passagem é toda do passageiro (o motorista às vezes nem vê o passageiro colocar as moedas dentro da caixinha que fica logo na entrada do ônibus... o sistema é meio baseado na honestidade de cada um e não existe troco! É necessário levar a quantia exata mesmo).

Mas não é financeiramente viável pagar passagem a cada vez que se tem a necessidade de usar o transporte público. Sai muito mais em conta comprar o passe do mês (
CAM mensuelle), que dá direito a deslocamentos ilimitados durante o mês de sua vigência. Quando morávamos em Montréal, o passe do mês custava $60 CAD. Hoje, custa $66,25 CAD. De qualquer forma, vale a pena! Além do passe do mês, existe o passe da semana, a tira de 6 passes e o passe turístico. Para quase todas as modalidades, existe a tarifa reduzida:
  • As crianças de 5 anos ou menos acompanhadas de um adulto não pagam passagem.
  • As crianças com idade entre 6 e 11 anos viajam com tarifa reduzida.
  • Os estudantes de 18 a 25 anos que moram em Montréal podem viajar com tarifa reduzida para o passe do mês sob apresentação da Carte Privilège.
La Carte d'accès au tarif réduit, jusqu'à 18 ans
La Carte Privilège, étudiants de 18 à 25 ans
La carte d'or La Carte d'or, à partir de 65 ans
Aqui estão as tarifas em vigor a partir de 1º de janeiro de 2008.

O que mais nos impressionou sobre o sistema de transporte de Montréal foi a pontualidade dos ônibus e metrôs. Não dá pra sentir falta de carro quando se tem um sistema público de transporte que funcione tão bem! Para cada linha de ônibus existe um folheto (Planibus) com os horários de chegada e partida para todos os pontos e direções. Esse folheto geralmente fica disponível dentro de cada ônibus e na estação de metrô BERRI-UQAM. A STM também os disponibiliza online em formato pdf.

Planibus des lignes de jour
Planibus des lignes de nuit

Além disso, a STM oferece um serviço de cálculo de trajetos que se chama "Tous Azimuts", por meio do qual se pode conhecer o melhor caminho para se chegar a algum lugar em Montréal pelo metrô e pelas linhas de ônibus. Basta fornecer o ponto de partida e de chegada e o "Tous Azimuts" fornecerá até três trajetos possíveis.

Em várias estações de metrô em Montréal existem trabalhos de artistas que as decoram. São trabalhos muito bonitos que tornam os deslocamentos mais agradáveis... Seguem algumas fotos de "L'art dans le métro":

Montréal também conta com um sistema de trens que é de responsabilidade da AMT (Agence Métropolitaine de Transport).

Link de acesso ao mapa dos "trains de banlieue".

À la prochaine!
B.

Um comentário:

disse...

Muito legal o post. Bastante "didático" e informativo. Abraços