quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Antecedentes criminais Brasil

Depois de recebermos a notícia de que nosso CSQ será enviado pelo correio, decidimos agilizar os documentos da próxima etapa do processo. Assim, hoje tiramos a manhã para irmos atrás das nossas certidões de antecedentes criminais do Brasil, necessárias ao processo federal, em que devemos apresentar:

1- Quatro formulários preenchidos:
- Demande de résidence permanente au Canada (requerente principal)
- Annexe 1: Antécédents/Déclaration (requerente principal e cônjuge)
- Renseignements additionnels sur la famille (requerente principal e cônjuge)
- Annexe 5: Déclaration d'intention de résider au Québec (requerente principal)
2 - Cópia das certidões de nascimento;
3 - Cópia da certidão de casamento;
4 - Cópia das identidades;
5 - Cópia das páginas de identificação dos passaportes;
6 - A segunda via dos nossos CSQs;
7- Seis fotos (de cada um) - fundo branco - tendo 35mm X 45mm (dimensão) e apresentando de 25mm a 35mm de distância entre o queixo e o topo da cabeça;
8 - As certidões de antecedentes criminais e cíveis.

Solicitamos quatro diferentes certidões, para cada um:

- Certidão de Antecedentes Criminais - Federal (Polícia Federal)
- Certidão de Antecedentes Criminais - Estadual (Minas Gerais)
- Certidão de Antecedentes Criminais - Municipal (Uberlândia)
- Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais (Justiça Federal)

Na verdade, a certidão municipal não é solicitada pelo Consulado, mas a enviaremos mesmo assim, como já nos sugeriram alguns amigos. As certidões municipal e de distribuição cíveis e criminais ficarão prontas amanhã à tarde e foram gratuitas. Na sexta-feira, poderemos buscar a certidão estadual (pela qual pagamos, cada um, R$4,35) e, na segunda-feira, estará pronta a certidão federal, que também é gratuita (existe, para algumas delas, a opção online, mas já soubemos de casos de recusa de certidões emitidas pela Internet). Sendo assim, na segunda-feira esperamos dar entrada no processo federal, que requer, também, o pagamento da taxa administrativa pelo requerente principal e por cada membro de sua família - cônjuge e filhos - que o acompanhe.

Ah! Hoje também liguei no Consulado do Canadá em São Paulo para saber se nossos antecedentes criminais canadenses já chegaram. A pessoa que me atendeu disse que temos, primeiro, que iniciar o processo federal para que, desse modo, o Consulado possa cruzar as informações do nosso pedido com os antecedentes (por meio do número do processo). Também já iniciamos o preenchimento dos formulários e, no fim de semana, tiraremos as fotos!

E vamos que vamos!!!

À bientôt, B.

Nenhum comentário: