quinta-feira, 12 de março de 2009

Os vistos chegaram!!!

É, pessoal!

Depois de um ano e um dia, nosso processo chegou ao fim! Hoje, mais uma vez, fomos ao nosso prédio ver se eles tinham chegado. Antes mesmo de chegarmos lá, o porteiro nos ligou dizendo "tem um negócio aqui pra vocês". Na hora soubemos que eram os vistos e, já a caminho, fomos ao prédio buscar a correspondência. Desta vez, um envelope bem grande, reciclado, personalizado. Demoramos um pouco para abri-lo porque tínhamos duas entregas do nosso bazar para fazer e não queríamos abri-lo em qualquer lugar. Fizemos as entregas e depois nos sentamos para abrir o envelope. Dentro dele, outro envelope com nossos passaportes, dois formulários que deverão ser apresentados à imigração em Toronto e assinados por nós na presença do agente e mais uma carta com diversas informações e esclarecimentos sobre os próximos passos a serem dados (ainda não a lemos).

A sensação de ter recebido os vistos é inigualável, estranha e feliz. Inigualável porque não se compara a nenhuma outra etapa do processo, apesar de que cada uma delas tem sua importância inquestionável. Estranha porque pensamos "1 ano e 1 dia de batalha para receber uma etiqueta colada num livro pequeno que representa tanta coisa?". É nessas horas que vemos que nossas vidas muitas vezes se baseiam em conquistas que geralmente são representadas por papéis... (nossos anos de estudo, representados por um diploma; a união e o amor de duas pessoas, por uma certidão de casamento; a proficiência numa língua, por um certificado; o nascimento de um filho, por uma certidão de nascimento...). Estranho, né? A felicidade, esta nem precisamos explicar... esperamos por esse dia durante tanto tempo (desde quando fomos para Montréal em 2005, já sonhávamos com a residência permanente) que a ficha ainda vai levar um tempo pra cair (talvez caia só quando estivermos lá de novo...).

Ontem ficamos nos lembrando de alguns momentos do processo e pensamos em quantas vezes tivemos receio de alguma coisa dar errado no meio do caminho. Chegamos à conclusão de que esse sentimento vinha, em grande parte, do nosso imenso desejo de receber o visto de residentes permanentes, poder voltar para Montréal e continuar a construir nossa vida lá. Agora que o processo chegou ao fim, temos a impressão de que tudo foi mais fácil do que pareceu, mas na verdade sabemos que essa sensação é produto da certeza de que, no final, tudo deu certo. No fim das contas, todo o receio que sentimos nos momentos de insegurança e de espera prolongada nos serviu para nos manter alerta sobre o que precisava ser feito e para que o fizéssemos da melhor maneira possível.

O melhor de tudo é que, no "final" dessa história, recebemos muito mais do que esperávamos... quantos potenciais grandes amigos fizemos e quantos deles já se tornaram grandes amigos! O processo nos trouxe também a oportunidade de cultivar essas amizades e de dividir com elas os sentimentos que, antes, pensávamos ser só nossos. Antes de conhecer a comunidade, antes da criação do blog, não tínhamos ideia de quantas pessoas tinham o mesmo sonho que a gente. E quantas são, com desejos, receios, lutas parecidas. Esse processo nos ensinou também o quanto é fácil e bom compartilhar alegrias e ficar feliz com a conquista do outro, mesmo que a sua ainda não tenha chegado. Parece que o sonho de todo mundo vira um só. Parece que a conquista do outro se torna também a sua.

Parabéns à Aninha e ao Lior, que receberam seus vistos no mesmo dia em que a gente recebeu os nossos!

Obrigada a todos que fizeram parte deste nosso sonho e que, de um jeito ou de outro, nos ajudaram a realizá-lo!

À plus! (Que ainda tem chão pela frente!)

B.


7 comentários:

LiliX disse...

Parabens!!!
aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

comemorem bastante!!!
:) vcs merecem!
Quero ver vcs quando chegarmos lah!

e acho bom vcs continuarem mandando noticias se nao vamos ficar orfãos...rs


Abraços!

Aninha & Lior disse...

Olá queridos Babi e Wal,
Parabéns!!!
Ficamos muito felizes com a notícia de vcs...
Adoramos o post, realmente é um momento meio "esquisito": uma felicidade imensa, mas tbm uma tristeza por deixar a família e os amigos daqui. Agora é que a ficha começou a cair de verdade.
Realmente é muito engraçado como a gente faz potenciais amigos durante essa jornada: todos dividindo as experiências e a confusão de sentimentos...
Não vemos a hora de conhecer vcs pessoalmente.
Foi muito legal ter o nosso timeline lado a lado durante todo o processo.
Esse dia 12 de março vai ficar marcado nas nossas vidas...
Agora só falta vocês comprarem a passagem para o mesmo dia que a gente...rs..
Bjos e abraços e boa sorte!
Aninha e Lior

Fernanda disse...

Parabéns!!!! Agora é só comprar as passagens!!!!

Vocês já têm previsão de quando chegarão em Montreal?

Eu ainda não fechei nenhum apartamento, mas muito provavelmente ficarei no Outremont que tem o melhor custo X benefício (apesar de ser muito pequeno rsrsr)

Fico muito feliz de vocês estarem concretizando os seus sonhos. Imagino a alegria que vocês estão sentindo de poderem retornor para Montreal.

Abraços,

Fernanda

Saulomg disse...

Parabéns,

Mas, acho que tu vais precisar pelo menos do teu patins e de um jogo no QC. Aliás, se morrase em SP compraria o teu War.

Fernanda disse...

Que bom que vcs já vão comprar as passagens! Eu acho bom comprar com bastante antecedênci para pegar preços melhores e para poder escolher melhor os assentos, eu mesma gosto de viajar na janela rsrsrs

Obrigada por torcerem por mim, eu também estou torcendo por vocês!

Bjs

Fernanda

Carlos Vieites disse...

Barbara, que legal hein, parabéns, queria te perguntar uma coisa, uma pessoa que não fala francês muito bem e quer imigrar, quanto tempo de curso você acha legal para poder aplicar e qual a melhor escola em SP na sua opinião?

Qualquer coisa, pode escrever no carlos.nyc@gmail.com

acompanho sempre o seu blog, ia colocar o link do seu blog no meu, mas estou mudando para wordpress então vamos ver como vai ficar...

Anônimo disse...

Senhorita barbara, estou procurando pelo prof. carlos vieites que postou um comentário neste seu blog.Caso a senhorita tenha contato com este senhor, favor avisar-me no fernandoluiztavares@hotmail.com

Muito ob rigado