domingo, 24 de maio de 2009

Preparação para a viagem I

Hoje nosso dia foi bem produtivo: das tantas coisas que temos a fazer (e que estão listadas, como não poderia deixar de ser em se tratando da doida da lista), adiantamos alguns itens bem importantes neste domingo.

Orçamentos
Como não são somente as listas que me atraem, mas quase todo tipo de planejamento, hoje fomos terminar de organizar os orçamentos que elaboramos para antes, durante e depois da nossa viagem. Primeiro, listamos todos os gastos que teremos em Uberlândia até nosso último dia aqui, incluindo, dentre eles, todas as despesas relativas ao nosso dia-a-dia e à nossa ida pra Montréal, tais como cabeleireiro, depilação, veterinário, remédios, material para manicure que está faltando (da primeira vez que fomos a Montréal, já dei um jeito de aprender a fazer minhas unhas porque manicure lá é o olho!) etc. Em seguida, fizemos uma espécie de mapa dos aeroportos por que passaremos durante nossa viagem e, em cada aeroporto indicado, enumeramos o que deveremos fazer, colocando ao lado o custo disso. Por exemplo, no aeroporto de Uberlândia deveremos pagar dois excessos de 32 kg (as terceiras malas que a Air Canada nos concedeu) e o transporte da Sara até São Paulo. Neste caso, não tivemos acesso aos valores exatos, então fizemos estimativas baseadas em pesquisas e na nossa experiência com ela na viagem pra Maceió. Assim, já sabemos o quanto deveremos levar de dinheiro em mãos e quanto gastaremos em cada aeroporto (programamos também os gastos com almoço etc.). Por fim, fizemos o orçamento de gastos básicos mensais em Montréal (aluguel, eletricidade - que no caso do nosso contrato está separada, mas valeu a pena no valor final -, CAM mensuelle STM para os dois, supermercado, telefone e internet) e, assim, já temos uma ideia de quanto tempo nosso dinheiro vai durar em Montréal, o que nos possibilita planejar melhor a busca por emprego e os gastos iniciais com a estruturação do apê (somente o essencial para os primeiros tempos, pois a mobília mesmo iremos comprando aos poucos).

Protec-Bag
Quando fomos listar os gastos no Aeroporto de Guarulhos, incluímos a despesa com a Protec-Bag, que se trata de um serviço de proteção de bagagens nos aeroportos brasileiros. A embalagem de cada mala, independente do seu tamanho e peso, sai por R$ 15 e inclui o seguro de bagagem da Travel Ace Assistance. Esta é uma dica muito boa, porque, por um custo bem baixo (levando-se em consideração o benefício), além das malas serem protegidas de possíveis danos e da garantia de reembolso por perda ou extravio definitivo da bagagem sem pagar nada a mais, o fato de estarem embaladas dificulta ou até impossibilita prováveis furtos nos aeroportos.

Travelers checks ou Desjardins?
Depois de termos consultado as taxas de transferência de dinheiro para o Desjardins pelo Banco Rendimento, decidimos avaliar a possibilidade de levar nosso dinheiro em travelers checks ao invés de abrir uma conta no Desjardins estando aqui no Brasil ainda. Nosso intuito é descobrir qual será a opção mais vantajosa e, para isso, fizemos algumas pesquisas na internet sobre os TCs, mas não encontramos os valores das taxas pelas quais eles são vendidos. Por isso, amanhã iremos a alguns bancos para obter informações sobre os TCs e, enfim, decidir o que faremos.

Bazar
Hoje também atualizamos o site do nosso bazar e colocamos quase todos os produtos que ainda não foram vendidos em liquidação. Considerando que nosso tempo está curto antes da nossa viagem, decidimos que amanhã vamos anunciar o endereço do site no jornal local, além de fazermos sua (re)divulgação entre nossos amigos e conhecidos. Tomara que consigamos terminar de vender tudo, porque, além de conseguirmos mais um dindin, temos que "desentulhar" a casa do meu pai!

A programação para amanhã está puxada! Vamos sair cedo e tentar adiantar o máximo de coisas a serem feitas porque o tempo está voaaando!

À plus, B.

3 comentários:

Lidia Barreiros disse...

jesus!
haja lista!rs
É isso aí vamo nessa!
Bonne chanceeeeeeeee!

Roberta disse...

Nós decidimos comprar os TCs. O BB tem o melhor preço, mas em compensação não tinham o dolar canadense nem em espécie e nem em TC. Também não aceitaram encomenda.
Aí fizemos nossa encomenda no Cotação mesmo.

Boa sorte na correria!

Bjos

CHUCHUS disse...

Nossa Bárbara!!! Agora que eu vi que esse é seu blog! Aqui é a Ju, prima da Bruna... Esse mundo de blogs é mesmo pequeno! rs
Beijos e boa sorte! Manteremos contato!