sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Colóquio com Michel Coulombe e Allan Ryan

Salut, tout le monde!

Nos dias 04 e 05 de setembro participamos de um evento realizado pelo NEC (Núcleo de Estudos Canadenses) da UFU. Tratou-se de um colóquio intitulado "Geopoética das Alteridades", em que dois canadenses foram convidados a debater com alguns professores brasileiros acerca da inserção das comunidades indígenas e dos grupos imigrantes no Brasil e no Canadá (vários filmes - documentários, curtas etc - foram exibidos). Para a nossa alegria, um dos canadenses que vieram participar do evento foi Michel Coulombe, o produtor da série "J'adopte un pays", apresentada na Radio Canada International. O outro convidado foi Allan Ryan, professor de estudos autóctones, antropologia e história da arte na Carleton University (Ottawa).

O evento foi maravilhoso não só pela oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre a cultura e a condição dos aborígenes no Canadá mas pela possibilidade que tivemos de conversar com o Allan e o Michel sobre diversos assuntos. Acabamos conversando mais com o Michel (québécois) sobre nosso projeto de imigração, sobre o J'adopte un pays, sobre a questão dos accommodements raisonnables... Ele teve um momento de nostalgia quando soube que o título do nosso blog era o nome de uma canção do Robert Charlebois e começou a nos contar como essa música era ouvida quando ele era mais jovem e como ela representava o espírito "nacionalista" québécois...

No sábado, dia 06 de setembro, ele iria participar (daqui do Brasil) de um programa na Radio Canada e disse que iria tocar a música que deu título ao nosso blog e contar um pouco da nossa história... pena que não conseguimos localizar a emissão no site da rádio! Mas ainda não desistimos! Quando a encontrarmos, postamos aqui!

Bises, B.

* Allan Ryan:

Integrante do Projeto Visual Voices: A Festival of Canadian Aboriginal Film and Video, é professor de estudos autóctones, antropologia e história da arte na Carleton University (Ottawa) desde 2001 e titular da Cátedra ‘New Sun Chair in Aboriginal Art and Culture’, onde organiza anualmente a ‘New Sun Conference on Aboriginal Arts’. Efetua pesquisas na área de teoria pós-colonial, estudos comparativos de minorias indígenas e representação cultural de comunidades autóctones. Obteve em 2000 o American Book Award com a obra The Trickster Shift: Humour and Irony in Contemporary Native Art.


* Michel Coulombe:

Diplomado em Comunicação, Roteirização e Gestão Cultural, ele é co-autor do Dictionnaire du cinéma québécois, dentre outras obras consagradas ao cinema quebequense. De 1984 a 1999, foi o organizador dos ‘Rendez-vous du cinéma québécois’. Desde 2001, é o responsável pelo Programa ‘Silence, on court!’ junto ao National Film Board/Office national du film (NFB/ONF). Historiador e crítico de cinema, é também roteirista e colaborador de diversas revistas, além de participar de programas de rádio e televisão dedicados ao cinema.

Nenhum comentário: