quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Envio dos documentos do processo federal!

Ontem tivemos mais um motivo para comemorar, já que a última etapa (burocrática) do nosso processo de residência permamente começou: enviamos nossos documentos do processo federal! Escolhemos o Sedex 10 para que eles chegassem hoje cedo ao Consulado Geral do Canadá em São Paulo.

Na quarta-feira passada, solicitamos nossas certidões de antecedentes criminais. A da Justiça Federal ficou pronta na quinta-feira, a municipal e a estadual ficaram prontas na sexta-feira e a da Polícia Federal, na segunda-feira. Tiramos nossas fotos no sábado (para cada um, seis fotos 3,5 x 4,5, com a distância entre o topo da cabeça e o queixo estando entre 2,5 e 3,5 cm) e passamos o fim de semana mergulhados nos formulários do processo federal, pois estes são um pouco mais detalhados que os do Québec e nos causaram algumas dúvidas (as quais solucionamos acessando o guia das instruções oficiais, o Canada Immigration e os arquivos da comunidade Quero ir para Québec. Também ligamos no Consulado em São Paulo e falamos diretamente com a Maria João - que nos atendeu prontamente). Perdi a conta de quantas vezes preenchi, repreenchi, imprimi e reimprimi cada formulário... (os formulários da parte federal não podem ser salvos no computador depois de preenchidos!)

O Consulado nos informou que as certidões de antecedentes criminais não necessitam de reconhecimento de firma. Além disso, segundo o guia das instruções oficiais, as cópias dos documentos exigidos (certidões de nascimento e de casamento, passaportes, identidades) não precisam ser autenticadas. A Maria João ainda nos disse que deveríamos redigir uma carta informando ao Consulado que já solicitamos os antecedentes criminais canadenses (o fizemos no dia 29 de maio) para que seja possível confrontar o nosso pedido de visto de residência permanente com as atestações de antecendentes criminais canadenses que chegaram ao Consulado (se não, o Consulado não teria como saber que já as pedimos).

Tivemos, também, a ótima notícia de que as taxas administrativa (para a abertura do processo federal) e de residência (para a emissão do visto de residência permanente) estão mais baratas! Ligamos no Consulado para sabermos a cotação do dólar canadense e o valor em reais das taxas e nos informaram um valor fechado em reais (não determinado por cotação), que foi bem menor que o que havíamos calculado.

No momento do envio dos documentos, o Consulado exige somente o pagamento da taxa administrativa, mas decidimos já adiantar a taxa de residência também (exigida somente no final do processo federal) para tentar agilizar um pouco as coisas. Assim, perguntamos à Maria João se poderíamos pagar as duas agora, no início do processo, e ela disse que sim, que bastava efetuar o pagamento e que, pelo comprovante (que é enviado junto com os documentos), o Consulado identificaria que ambas foram pagas. Ontem realizamos, então, o pagamento das duas.

Aos que desconhecem os procedimentos desta parte do processo, neste momento os quesitos avaliados serão os de segurança (antecedentes criminais) e saúde. Desse modo, se tudo estiver ok com o dossiê que mandamos (se nada estiver faltando, etc.), nada constando nos nossos antecedentes criminais, o Consulado nos enviará o pedido de exames médicos. Da mesma maneira, se nossos exames médicos forem satisfatórios, deveremos enviar nossos passaportes ao Consulado para que o visto de residência permanente seja emitido.

Esta etapa dura, em média, de 4 a 8 meses, e não existe uma lógica que determine que ela seja mais rápida ou mais demorada (a não ser, claro, que mandemos algo diferente do exigido, pois assim atrasaríamos o processo). Assim, estamos aguardando, ansiosos, o fim do nosso processo, que, agora, se mostra mais próximo do que nunca!

Queremos aproveitar e desejar muito boa sorte no federal a todos os nossos companheiros de processo e amigos!

À très bientôt!

B.

Um comentário:

Fidalgo Potiguara disse...

Muito interessante o blog de vocês casal!! Gostei de ver a dedicação. Com certeza vcs conseguem ajudar muita gente que também tem interesse de viajar pro Canadá. Pelo trabalho que vcs tiveram de tampar quadradinho por quadradinho dos dados pessoais só para colocar as fotos da papeleda já dá pra perceber o empenho não só em registrar essa luta d vcs como também em fazer circular as informações que possam servir de assistência para quem está passando ou pretende passar por essas mesmas batalheiras visando a busca de uma vida melhor em outra terra. Vcs estão de parabéns!! Com essa força q vcs demonstram ter não está faltando mais nada para conseguirem o que querem.