terça-feira, 25 de agosto de 2009

L'Oratoire Saint-Joseph

(Post dedicado à tia Leila, minha tia fotógrafa que pediu mais fotos no blog! :)

Já faz algum tempo que a Zeina, minha primeira professora de francês e hoje uma querida amiga, esteve aqui em Montréal de passagem. Ela me ligou dizendo que queria conhecer tudo que fosse possível em um dia, um domingo. Acordei cedo pra encontrá-la e, dentre os passeios que fizemos, fomos ao Oratoire Saint-Joseph. O lugar é maravilhoso e fica num ponto alto de Montréal, então é possível avistar sua cúpula de vários pontos da cidade. Mesmo vendo-o por meio de fotos, a gente só se dá conta da sua majestade estando lá. No fim de semana seguinte, eu e o Wal fomos ao oratório pra que ele também o conhecesse.



Saint-Joseph

Mas prepare-se, pois é muuita escada pra subir (ao ponto de, ao fim da visita, depois de descê-las, você ganhar como brinde um já muito relatado tremelico nas pernas). Lá tem um elevador, mas não vale!


Vista de cima do oratório (olhem o tamanhozinho das pessoas lá em baixo...)

A foto não ficou nada legal, mas dá pra ver o tamanho e a beleza do órgão do oratório.

O impecável e bilíngue jardim na entrada do oratório.
A caminho do Oratoire Saint-Joseph, um achado (logo de frente pra saída do metrô Côte-des-Neiges): o Marché Côte-des-Neiges, um mercado que fica aberto 24 horas durante os 7 dias da semana no verão. Lá encontramos frutas, legumes, verduras, flores, tudo fresquinho, além de mudas de plantas, sirop d'érable, geleias de todo sabor, mel puro, todo tipo de berries entre outros. E o preço é muito bom!


B.

4 comentários:

Lidia Barreiros disse...

ounnn..que lindinhos!
:)

to chegando!
a gente se vÊ! bjks

Bea disse...

Nossa... que lindo!!!

Vem cá, é impressão minha ou tudo ali é verde? A cúpula, as estátuas... :p


Bjokas!

P disse...

lindo, lindo!
cada cor, cada detalhe!

bisous
p

Reine Marie disse...

Ótimas fotos! desejo que eu posso visitar com minha família.